top of page

 

Graziela Paes aka VJ Grazzi, brasiliense, bacharela em Cinema e Mídias Digitais, com especialização em Video Mapping, VJing e Fulldome pela VJ University, pesquisadora na área de mídias expandidas para performances ao vivo e parceira dos United VJs e do coletivo de artistas mulheres e pessoas não-binárias, Multimanas.

​

Consagrou-se campeã no torneio VJ Torna International 2018 que aconteceu no Panteão da Pátria em Brasília. Foi contemplada com o prêmio de melhor obra no festival Salvador Mapping do mesmo ano, em Salvador, Bahia, com a peça Sétima República e participou do elenco de artistas que tiveram suas criações projetadas na muralha da ilha de Ibiza, na Espanha, dentro do Ibiza Light Festival 2018. Atualmente, Grazzi está rodando com a turnê DLRE do artista BK'. 

​

Nas primeiras semanas de 2024, a VJ montou os conteúdos visuais da Super Turnê, de Jão, que teve início com dois grandes shows no estádio Allianz Parque em São Paulo, rodou o país nos primeiros meses e ganhou o Prêmio Multishow na categoria Show do Ano. Dirigiu a criação do visuais para Outra Dose Tour do cantor Di Ferrero. Ainda no mesmo ano, Grazzi esteve presente em grandes festivais como Rock in Rio Lisboa com os artistas Jão e Ivete Sangalo, Rock in Rio Brasil onde teve participação técnica e criativa em seis shows: Nx Zero, Jão, Luedji Luna, Young Piva e com destaque para o show da cantora Iza onde viabilizou conteúdos em video mapping para a fachada do Palco Sunset. Foi mentora de artistas iniciantes na técnica do video mapping a convite do Salvador Mapping, onde, também, produziu uma obra em homenagem a Feira São Joaquim em colaboração com Ani Haze. O festival Amazônia Mapping a convidou para ministrar o Laboratório de Conteúdos Visuais Ao Vivo e estrear sua obra YBYTU na fachada do Museu do Estado do Pará em Belém. Teve sua obra Tapputi-Belatekallim selecionada para a Mostra Competitiva dentro do programa Memórias, Inspirações e Ancestralidade do Festival Immersphere. E para finaliza, esteve na assistência de produção visual e VJ para a CAJU Tour da cantora Liniker.

​

No ano de 2023, fez parte da equipe técnica da turnê Cedo ou Tarde da banda NX Zero, contando aproximadamente 50 shows em 6 meses que se finalizou em dois grandes shows também no Estádio Allianz Parque em São Paulo, onde a artista ficou responsável pela direção criativa dos visuais. Ainda neste ano, a convite do Salvador Mapping, produziu e operou uma performance visual junto ao bloco afro Ilê Aiyê na fachada da Igreja do Bonfim em Salvado, Bahia. No início de 2022, começou a produção e operação da turnê QVVJFA do artista Baco Exú do Blues onde permaneceu até o ano de 2025. Em meados de Abril, a artista se apresentou no ChillOut Dome, espaço de curadoria performances do MOV Festival dentro do Rock The Mountain, Petrópolis, Rio de Janeiro. Já em 2021, Grazzi colaborou com a produção visual do ensaio Singularidades que estampa a capa da revista L’Officiel Brasil #83 junto da artista Urias. Produziu SAPÓ, video mapping que contou com a colaboração de Gilberto Gil, para a mostra principal do Salvador Mapping e colaborou com a cenografia digital do videoclipe Bang Bang da Pabllo Vittar. Grazzi foi convidada em 2020 a participar da imersão artística no Cerrado Mapping Festival que aconteceu na Vila Têxtil de Santa Bárbara, no município de Augusto de Lima, Minas Gerais, onde produziu O Cântico da Terra. Compôs o visual da live Follow the Sun do DJ Bhaskar na Pedra Furada do Jalapão, Tocantins. No fim do mesmo ano, criou a cenografia digital do ensaio InVogue para a edição da revista Vogue Brasil de novembro e produziu XAMANIK, obra audiovisual para o A.Front Festival, sediado em Fortaleza, Ceará. A convite do Brasília Mapping Festival 2019, produziu o ensaio visual MASSIVA que foi exibido na cúpula do Museu Nacional Honestino Guimarães e no mesmo ano fez seu primeiro trabalho visual internacional em Budapeste, Hungria, na Cinetrip Sparty Special - famosa festa que acontece dentro dos banhos turcos no Leste Europeu.

​

A artista marca presença nos principais eventos culturais nacionais com sua produção de conteúdo visual, como no Rock In Rio, Lollapalooza, Coala Festival, SP_Urban, MOV Festival, e mais. Acompanhou o festival Só Track Boa e o duo Dubdogz em turnês pelo país. Além dos trabalhos de produção visual, Grazzi segue lecionando diversos cursos e mentorando projetos voltados para o video mapping online e também presenciais pela VJ University (2019 e 2020), Salvador Mapping (2023 e 2024), Amazônia Mapping (2021 e 2024), Redley Garagem + MOV Festival (2021) e Centro Universitário IESB dentro do curso de Design (2020 e 2021) e A.Front Festival (2020).

© 2025 by Graziela Paes

bottom of page